Afinal, o que é terapia?

A busca por uma psicoterapia é, muitas vezes, um momento delicado. Quem a procura está geralmente confuso, com uma mistura de sensações e sentimentos como ansiedade, tristeza, insatisfação. Muitas são as curiosidades e dúvidas acerca do assunto. O nosso objetivo é tentar refletir a respeito de algumas dessas questões mais frequentes.

A pergunta que mais nos fazem é se a terapia nada mais é do que uma boa conversa entre amigos. Com certeza a amizade é uma forma bonita e eficaz de apoio. Um amigo nos ajuda muito quando nos acolhe e nos mostra outras perspectivas sobre nossas questões. Mas e aqueles problemas que, por mais que se tente evitar, aparecem de novo? Comportamentos inadequados e difíceis de mudar? E aquela tristeza constante que aparentemente não tem motivo? Ou mais um relacionamento fracassado? Ou ainda aquelas questões que temos vergonha de contar até mesmo para um amigo?

O trabalho do psicólogo é auxiliar o paciente a entrar em contato com a sua própria história, sem críticas ou julgamentos. É um profissional preparado para ouvir, entender e intervir. A psicoterapia é um tratamento que busca a diminuição do sofrimento de quem a procura e que promove autonomia e qualidade de vida. Não é uma tarefa fácil! Para isso, o terapeuta e o paciente devem caminhar juntos, de mãos dadas para construir uma relação de confiança e segurança.

É, ao longo desse caminho, que o paciente passa a perceber mais claramente as relações em que está inserido, assim como os vínculos afetivos que construiu e que ainda constrói com sua família, amores, amigos, trabalho, etc. Enfim,  passa a enxergar melhor a sua volta e, inevitavelmente, começa a se perceber também de maneira diferente e mais franca. É o início de um processo de redescobertas e de maior autonomia emocional que só acontece quando há o intuito sincero e corajoso pelo auto-conhecimento e por uma vida mais livre.

Tem alguma dúvida sobre o assunto? Escreva para acaminhodamudanca@gmail.com que responderemos.

Marcela Pimenta Pavan e Viviane Lajter Segal

 

Written by Marcela Pimenta Pavan and Viviane Lajter Segal all rights reserved.

Anúncios
Esse post foi publicado em Comportamento, Criança, Psicologia, Terapia e marcado , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para

  1. Fany disse:

    Marcela e Viviane
    Sucesso nessa nova empreitada!
    Bjs,Fany

  2. Fany,
    Muito obrigada pela torcida!
    Esperamos que você goste e acompanhe o nosso blog.
    Beijos
    Viviane e Marcela

  3. Yêda Costa Saraiva da Cruz disse:

    Oi Viviane
    Acabei de acessar o blog de vocês.
    Achei, na minha opinião de leiga no assunto, excelente e bem elaborado.
    Fiquei muito feliz, pois aquela menininha que conheci, ainda na barriga da Fany, hoje é uma pessoa que lutou e conseguiu seu objetivo.
    Não preciso dizer que estou na torcida pelo seu sucesso. Ele sempre chega para quem vai atrás do que quer – olha eu dando uma de psicóloga, mas é que gosto muito de dizer às pessoas que amo, tudo o que vai em meu coração – e o que vai em meu coração é a certeza que o sucesso está perto de vocês.
    Beijos
    Yêda Saraiva

  4. Yêda,
    Obrigada pelo carinho. Espero que goste dos textos.
    Seus comentários serão sempre bem vindos!
    Beijos,
    Viviane

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s