A influência da ansiedade em nossas vidas

Quem nunca sentiu aquele nó na garganta momentos antes de falar em público? Ou durante o desenvolvimento de um projeto profissional importante? E frio na barriga ao encontrar uma pessoa especial? Ou antes de prestar um exame decisivo? São inúmeros os momentos na vida em que é comum ficarmos ansiosos.

A ansiedade pode ser entendida como um sentimento ou uma sensação a uma resposta do nosso corpo perante a um perigo, seja ele real ou imaginário. Coloca-nos em alerta para reagir, ou mesmo fugir, de uma ameaça. Por esse motivo, é uma reação natural e esperada nos indivíduos.

Possui um importante papel em nossas vidas, uma vez que, por nos deixar alerta, nos impulsiona a agir, tomar atitudes frente desafios ou dificuldades. Nos motiva a produzir e a buscar aquilo que desejamos. Por isso, certo nível de ansiedade, é desejável e saudável!

Pode ser de fácil solução, por exemplo, quando se trata de uma ansiedade voltada para algum evento específico. Assim, geralmente, quando esse evento acaba, a ansiedade também termina.

Sintomas

Apresenta-se de inúmeras formas e em diversos graus.  Os sintomas, assim como a intensidade, variam muito. É possível que gere uma inquietação, sensação de nervosismo ou agitação. Há também uma sintomatologia física e, por isso, é comum serem confundidos com outras patologias médicas. Alguns dos sintomas são: taquicardia (podendo “aparentar” um infarto), diarréia, náuseas e vômitos, tensão muscular, insônia, dor de cabeça, dor no estômago (“simulando” uma úlcera), sudorese, falta de ar, irritabilidade, dificuldade para falar (apresentando gagueira).

Há situações em que a ansiedade pode ser mais intensa e, dessa forma, ao invés de agir como um estímulo para as decisões da vida age paralisando o ansioso. Ou seja, aquilo que poderia ser utilizado a nosso favor, se torna um grande empecilho.

A ansiedade excessiva pode estar relacionada com alguns transtornos, como: transtorno de ansiedade generalizada (TAG), síndrome do pânico, transtorno obsessivo compulsivo (TOC), fobias e transtorno do estress pós traumático (TEPT).

Técnicas para reduzir a ansiedade

Existem diversas técnicas que auxiliam, no dia a dia, na redução da ansiedade intensa, que variam entre o controle da própria respiração, técnicas de relaxamento, meditação, yoga, atividades físicas aeróbicas. São atividades que buscam relaxar o corpo e a mente. Muitas vezes podem incluir o som de uma música, conversar com uma pessoa especial, ler um romance, entre outras.

Porém, há situações em que tais técnicas mostram-se insuficientes. Dependendo do grau de prejuízo que a ansiedade gera na vida de cada um, é aconselhável que se tenha o acompanhamento de um profissional especializado.

Nesses casos, é importante que a pessoa faça um tratamento psicoterápico que visa o autoconhecimento e a melhor compreensão dessa ansiedade, inclusive das suas causas. Com isso, a ansiedade tende a se equilibrar, sendo mais bem tolerada e entendida pelo ansioso. O uso medicamentoso pode ser indicado, como tratamento coadjuvante, e para tal, deve-se procurar o auxílio de um médico psiquiatra.

A ansiedade está presente rotineiramente em nossas vidas e é um grande estímulo de motivação frente aos desafios.  Não é possível e nem conveniente erradicá-la completamente. O importante é aprender a lidar com ela, de forma que se torne menos prejudicial e impactante no nosso dia a dia. Para isso, precisamos nos conhecer melhor, a fim de podermos atuar na mudança. Compreender o que nos deixa ansioso é um grande passo nesse processo, além de descobrir quais são as formas capazes de relaxar verdadeiramente o corpo e a mente de cada um de nós!

Esse tema apresenta diversos aspectos que podem ser abordados ou discutidos. Se você ficou com alguma dúvida ou curiosidade sobre o assunto comente ou mande um e-mail para acaminhodamudanca@gmail.com

por Viviane Lajter Segal (psicóloga clínica CRP 05/41087)

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