Festas de fim de ano: momentos de reencontros

                                                                                                                 * Por: Viviane Lajter Segal

O final do ano está chegando e, com ele, as comemorações repletas de surpresas e emoções. O mês de dezembro geralmente é recheado de jantares em família, encontro com amigos queridos e confraternizações na empresa. É um período de reencontros de pessoas que se distanciaram ao longo do tempo, troca de presentes e brincadeiras.

O sentimento de proximidade e de afeto estão mais aflorados. É época de receber e dar carinho, de sair de um cotidiano atribulado para uma conversa leve e descontraída com pessoas queridas.

Há aqueles que moram longe de sua família e, em dezembro, voltam para a sua cidade de origem. Esse retorno é um movimento para rever aqueles que são, ou foram, importantes na sua vida, de se atualizar sobre as histórias e de conhecer novos componentes do grupo. A nostalgia e a saudade são intensificadas ao relembrar do passado e o que o levou a se distanciar dele. Mas, o desejo de poder compartilhar as novas experiências, de se reaproximar e de se sentir reintegrado também são fortalecidos e podem promover um estreitamento desses laços afetivos.

Reunião de família

As reuniões familiares não são nescessariamente aquelas compostas apenas por pai, mãe e filhos, mas sim um conceito mais amplo que inclui padrinho/madrinha, enteados, primos distantes, sobrinhos, amigos próximos, entre outros membros. Ou seja, qualquer pessoa que faça parte da nossa origem, do que somos e do que nos tornamos. Aqueles que fornecem suporte emocional para lidarmos com tudo aquilo que surge ao longo do percurso da vida.

Os encontros familiares possuem uma grande importância emocional para todos nós. Há um resgate dos laços afetivos, das histórias, da sensação de pertencimento e de acolhimento. Há uma troca  de expectativas e de afeto.

Então, porque isso não pode ser feito ao longo do ano inteiro? Porque precisamos esperar por um curto período de tempo para demonstrar afeto àqueles que são especiais em nossas vidas?

Aproveite a época e a estenda para o restante do ano!

A vida está muito acelerada. O dia a dia atribulado e o tempo cada vez mais limitado para realizarmos todas as atividades que precisamos ou desejamos. Com isso, acabamos deixando de lado momentos de prazer, de convívio familiar e de interação com amigos. Não nos damos conta de que mais um ano acabou e que, aos poucos, estamos nos distanciamos daqueles que amamos.

É importante pararmos para pensar na forma pela qual queremos nos relacionar com os outros. São escolhas que temos que fazer para viver. É possível se aproximar delas ao longo do ano todo. Utilizar redes sociais, vídeos e telefonar com mais frequência são algumas possibilidades simples.

Podemos, também, usar a criatividade a nosso favor, como enviar cartas manuscritas com fotos de momentos especiais para alguém, ou programar passeios diferentes nos dias de folga. Manter o contato com alguém requer disponibilidade e certo esforço, é verdade. Porém, possui recompensas muito gratificantes.

O clima favorável para festas, encontros e amizade pode ser estendido para o ano inteiro e não se restringir apenas a um único mês. Mesmo que haja distância física, geográfica ou emocional entre as pessoas. Somos seres relacionais e, como tais, precisamos trocar carinho e afeto para nos sentirmos mais plenos e queridos.

Desejo boas festas e um novo ano repleto de mudanças e boas escolhas!

* Por: Viviane Lajter Segal, psicóloga clínica, CRP 05/41087. E-mail: viviane@lajter.net. Atendimento em Copacabana/RJ e por Skype: A Caminho da Mudança

Foto: Every Stock Photo

Written by Viviane Lajter Segal all rights reserved.

Anúncios
Esse post foi publicado em bem estar, Comportamento, família, Psicologia, transformação e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s