Respondemos Você

P: Olá Marcela tudo bem? Encontrei o seu E-mail no seu Blog. Parabéns pelo Blog. Recentemente fiz a minha primeira viagem de avião. Foi uma tortura. tenho medo de altura. Na decolagem do avião me senti inflando de ar, parecia que ia bater  no teto do avião. Por que senti esta sensação tão forte. Tive muito medo, crise de ansiedade. Fiz muitas orações para não ter uma crise de pânico. Não sei se voltarei a viajar de avião. Se você puder me passar algumas informações sobre os meus medos, ficaria muito agradecido.

Atenciosamente.

R: Olá,

Você pode ter tido uma crise de ansiedade ligada a uma fobia específica que é o medo de altura. Nesse caso é fundamental buscar uma ajuda especializada, procure um psicólogo para iniciar um atendimento e diminuir a intensidade da reação a lugares altos. Não é aconselhado insistir em viagens aéreas sem esse apoio psicológico, pois isso pode agravar a situação. Com o psicólogo é possível discutir suas dificuldades e entender melhor os agentes motivadores da crise. O Auto conhecimento e a terapia diminuem a ansiedade e fortalecem o indivíduo para seguir uma vida livre de medos e fobias.

Marcela

P: Tenho 17 anos e já acabei o ensino médio com a certeza da carreira que queria-Medicina- entretanto me surgiram dúvidas quando comecei a pesquisar a fundo a profissão, já havia feito isso, mas não com a opção de escolher outro curso; enfim acabei por descobrir que me interesso por outras profissões como arquitetura e psicologia a priori ,mas ainda estou bem confusa entre as duas. Pode parecer clichê, mas a partir do momento em que decidimos oque fazer desde muito cedo acabamos por nos acomodar com isso, e quando abro a meus familiares e amigos mais próximos a opção de cursar outros cursos e apresento minha dúvida, muitos de julgam por já ter 17 anos, acabado o ensino médio, e ainda não estar certa quanto a minha profissão. Os vestibulares estão se iniciando e não sei oque prestar. Gostaria de auxilio, e até mesmo conhecer a rotina de um profissional na área em que poderia ser minha escolha como psicologia.

R: Escolher uma profissão é uma tarefa bastante delicada e complexa. Envolvem inúmeros aspectos que variam entre interesse pessoal, mercado de trabalho, influência familiar, entre tantos outros. Acredito que você esteja no caminho certo no sentido de buscar mais profundamente conhecer outras possibilidades. Converse com profissionais do curso que você queira conhecer, leia livros básicos sobre a área, busque trabalhos na internet a respeito. São formas de aumentar o seu conhecimento acerca das profissões e perceber os aspectos que mais te agradam em cada uma delas. Assim, você conseguirá tomar uma decisão com maior segurança.

É comum que se tenha dúvidas nesse momento em que as inscrições para o vestibular estão abertas e que a decisão deve ser tomada efetivamente. Será que é isso que quero fazer para o resto da minha vida? Porém, cabe ressaltar que mudanças nos planos e nos interesses são possíveis e podem ocorrer ao longo da vida. Ou seja, não se cobre tanto por ter que decidir da forma mais “perfeita”, mas tente decidir pela forma mais coerente com aquilo que você pensa e sente hoje.

Quanto à psicologia, especificamente, é uma área bastante plural em que há possibilidade de atuação em diversas áreas como clínica (consultório), hospitalar, recursos humanos, jurídica, esportiva… Sugiro que você procure a coordenação de uma faculdade de psicologia. A coordenadora te explicará como é o curso, as disciplinas e as atuações no mercado de trabalho. Poderá ser uma experiência interessante para você.

Espero ter te ajudado um pouco e boa sorte nas suas escolhas!

Um abraço,

Viviane

 

Esse post foi publicado em Psicologia. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

