Respondemos você

P: Olá! Tenho 23 anos e venho pedir ajudar para esclarecer algumas coisas na minha cabeça, sei que não é simples assim, mas sinto que podem me ajudar de alguma maneira.

Bom, vamos lá! Tenho um relacionamento de quase 4 anos com a homem de 35 ele é uma ótima pessoal brincalhão tem varias qualidades… o fato é que começamos um relacionamento meio conturbado, pq ele não queria pq ainda gostava da outra namorada e eu fui insistindo e ele deixando, sempre dizia que não era aquilo que ele queria por que o sentimento dele não era reciproco, ele não era apaixonado, mas mesmo assim não me deixava. Nessa confusão passaram-se dois anos e eu engravidei. Ai veio a questão vamos morar juntos, não vamos… Ele sempre foi claro que não era aquilo que ele cria, que ele queria sim, ter uma família filhos mas com uma mulher que tivesse certeza que era a mulher da vida, ou seja não era eu! e dizia tbm que ia passar um tempo ate eu me estabilizar e depois íamos ver o que dava da relação , só que a neném nasceu, ele se apegou e foi ficando.. nossa filha hoje tem 1 e 5 meses, estamos juntos. Sinto que a relação mudou ficou mais carinho, mais atencioso, só que ficou na minha cabeça que eu não era com quem ele queria esta, que ele não me ama, e ele sempre toca no assunto separação quando tempos uma discussão, ele diz que o sentimento não é recíproco, que eu sou uma mulher maravilhosa mas que ele queria me amar de verdade… e Outra coisa e a questão sexual, ele diz que não consegue me satisfazer. Ele as vezes, quase sempre, nunca ta disposto a fazer sexo. E eu fico pensando o pq que ele esta comigo então?  ando muito confusa sem saber o que fazer! sera que podem me ajudar me indicar um caminho? gosto muito dele e ele de mim mas não estamos sabendo como lidar com algumas situações!

R: Olá, você conta sobre a relação com o seu parceiro apresentando uma situação de insegurança e trazendo alguns aspectos que merecem uma reflexão.

O primeiro é a contradição, o fato dele dizer que não quer estar com você mas se manter no relacionamento. Por mais que você tenha insistido, ele preferir estar com você durante todo esse tempo demonstra que existe para ele algum ganho. Este ganho não necessariamente é o amor, podem ser inúmeras coisas que não temos como prever. O fato que essa contradição pode trazer instabilidade a relação, principalmente para você, nada parece seguro e concreto.

O impacto que a insegurança traz em uma relação pode ser bem desconfortável. A insegurança constante leva ao ciúme em excesso. Quando nos sentimos ameaçados queremos controlar o outro, nos apegamos as evidências do dia a dia, buscando por algo que confirme que não somos a prioridade, isso leva a novas inseguranças e discussões. Tudo isso gera um grande desperdício de energia e o principal é que gastamos grande parte dessa energia com o outro e não com nós mesmos, que é o ideal.

É importante canalizar um pouco dessa energia para você. Colocar você como prioridade e não esperar tanto do outro. Se colocar como prioridade é olhar para si, se proteger, ser generosa consigo mesma, se respeitar, recuperar sua auto estima. Assim você começará a se fortalecer, se sentirá mais segura e poderá deixá-lo livre para ele decidir o que quer.

O relacionamento saudável acontece quando duas pessoas estão juntas, não porque precisam uma da outra, mas simplesmente por que querem estar juntas, se admiram, gostam da companhia um do outro. E também não existem garantias eternas.

Esse processo do resgate da auto estima pode ser difícil de ser conquistado sozinho, principalmente se a pessoa teve experiências negativas intensas ou viveu muitos anos em um contexto instável. Nesse caso a Psicoterapia é indicada para o auto conhecimento e o fortalecimento pessoal. É uma boa escolha para uma vida mais livre e melhor.

Marcela

Esse post foi publicado em a caminho da mudança, autoestima, insegurança, relacionamentos e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

