Respondemos Você

P: Adorei o blog e a iniciativa de vocês! Estou totalmente desmotivada no trabalho. Saí de um emprego onde o ambiente era péssimo e os gerentes não desempenhavam suas funções como gestores. E a história se repete no meu recente emprego. A empresa está em um processo de reestruturação, todos estão com os nervos a flor da pele. Todos culpam todos pelas falhas que já ocorreram e pelo trabalho que não foi feito. Apesar destas experiências, tento melhorar continuamente o trabalho que faço, tento me motivar. Já nem sei mais, se realmente gosto da minha profissão ou se simplesmente estou no lugar errado, na hora errada e com as pessoas erradas. Existe alguma formula mágica para não me abalar por causa dos outros  ?

Desde já, agradeço se puderem me ajudar.

Obrigada

R: Olá,

A vida profissional é repleta de desafios e, muitas vezes, dificuldades. Isso independe da sua profissão ou da área de atuação. Se manter motivada e buscar realizar um bom trabalho, conforme você comentou, são as chaves para superar esses problemas e seguir adiante em uma carreira próspera.

Porém, trabalhar em equipe requer aprender a lidar com o outro, assim como, com suas opiniões. O que significa que, infelizmente, não há fórmulas mágicas para não ser impactado com uma opinião alheia. Entretanto, é possível observar com cautela a forma como essas opiniões estão te impactando.

Ou seja, é importante estar aberta para receber as críticas ou sugestões em todos os setores da vida, inclusive o profissional. Você deve escutá-las com atenção e, em seguida, refletir a respeito. Se fizerem sentido e for algo que você julgue necessário mudar, então, siga em frente. Mas, o mais importante nesse processo é aprender a reconhecer se essa mudança ocorrerá por uma necessidade própria de transformação ou por uma vontade de agradar o outro. Nessa segunda opção você pode acabar se colocando em situações delicadas e tomar atitudes que não condizem com o que realmente acredita e deseja.

Pare, reflita e sinta-se segura para decidir o que julgar ser melhor para a sua vida e carreira.

Um abraço,

Viviane

Anúncios
Esse post foi publicado em Psicologia. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s