Respondemos você

P: Olá, apesar de ter trabalho, estudo enfim, uma vida normal, sou uma pessoa bem sentimental, talvez por ter tido uma infância e adolescência, em que fui bem tímido e por isso não desenvolvi muito bem uma vida social. Passei a dar mais valor para isso, porém nessa inventei de querer ser amigo de todos, e com a experiência de tentativas má sucedidas percebi que não é possível, pode ser bobagem minha, mas as vezes percebo que a determinada pessoa não tem interesse em falar comigo por mais que eu puxe assunto ou seja simpático. E isso me deixa bem frustrado, se tem algo que eu passei a detestar é quando leem minhas  mensagens no facebook por exemplo e não respondem ou respondem com poucas palavras o que pra mim, se caracteriza como desinteresse por parte dela. É claro que eu penso nas possibilidades do porquê, disso ter acontecido, mas se fosse algum inconveniente na hora, ela simplesmente responderia depois, mas não, ela acaba lendo, aparece “mensagem visualizada” e não responde, e se eu não falo nada, nem se manifesta a respeito disso. Já cortei amizade com muitas pessoas por causa disso, fico bem triste também, porque da a impressão de que estão me fazendo de trouxa. E também tem a questão da tímidez, eu nunca consigo desenvolver isso, melhorar, sei que é uma característica da minha personalidade, mas gostaria de poder controlar isso, falar quando eu quiser, desenvolver qualquer assunto ou conversa, eu simplesmente tenho vontade de falar mas não vem nada na minha mente para falar, ou acabo dizendo algo nada a ver que não tem continuação, isso me deixa mais frustrado ainda. Estou cansado de perder oportunidades em virtude disso, o que a psicologia me diz sobre isso ? Preciso de ajuda kkkk.

R. Olá,

Você escreve demonstrando certo incomodo com a sua timidez. Algumas pessoas são mais tímidas outras menos, isso não significa um problema, mas uma característica. O fato é que se esse é um traço da sua personalidade é importante reconhecê-la e respeitá-la. Uma boa vida social não precisa necessariamente contemplar vários amigos, pode-se ter poucos e bons amigos e isso ser ótimo. Até para os não tímidos ser “amigo de todos” é impossível. As pessoas se aproximam quando percebem no outro afinidades em comum. Isso acontece naturalmente e quando a aproximação não é natural normalmente o outro percebe e se afasta, por isso é importante a espontaneidade que só acontecerá se você se sentir confortável.

Caso a sua timidez esteja lhe trazendo inseguranças que dificultem a espontaneidade você pode procurar uma terapia para se sentir mais fortalecido e satisfeito com a sua forma de ser.

Espero ter ajudado. Um abraço,

Marcela

Esse post foi publicado em Psicologia e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

