Respondemos você

P. Eu tenho 16 anos, e sou muito tímido. Por exemplo, quando preciso apresentar um trabalho na frente da classe eu fico muito nervoso, agitado, já perdi muitas notas por causa disso. Quando tem várias pessoas ao meu redor olhando e esperando que eu faça alguma coisa também fico nervoso e agitado ou até chorar. Quando tem reunião de família não consigo cumprimentar quase ninguém. Tenho muito pouco amigos, e sofro dessa timidez. O que preciso fazer para perder a timidez ?
 

R. Olá, a timidez é uma característica comum na adolescência. Trata-se de uma fase em que a aceitação social é muito importante, ao mesmo tempo em que a insegurança gerada pelas transformações físicas e emocionais é grande e intensa. Com isso, alguns adolescentes tendem a se afastar de um convívio social por medo de serem rejeitados.

Porém, é importante ficar atento que algumas dificuldades emocionais podem estar disfarçadas por essa timidez e, com isso, só tendem a aumentar e a gerar maior sofrimento com o tempo. Geralmente, casos de timidez excessiva estão relacionados com uma baixa autoestima, que desencadeia insegurança e ansiedade muito fortes e que podem se tornar paralisantes e angustiantes.

Existem diversos cursos voltados para pessoas que possuem dificuldades de se apresentar em público e que talvez sejam interessantes para você.  Além disso, a psicoterapia é a melhor opção para você diminuir essa timidez exacerbada, pois vai te ajudar a compreender melhor as raízes dessa insegurança e a aprender a lidar com a ansiedade.

Um abraço,

Viviane

Anúncios
Esse post foi publicado em Comportamento, emoções e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s