Encerrando o ano. O que ficou do período que termina?

415371_4639

E mais um ano chega ao fim! É um momento repleto de ansiedade com a chegada do novo ano. Planos, metas e expectativas são criados para o início de um novo ciclo. Mas, antes mesmo de se programar para o novo, é muito importante parar para refletir sobre o ano que está terminando. Fazer uma retrospectiva de todos os momentos marcantes, bons ou ruins, que ocorreram ao longo desse período é um exercício que nos prepara para o que está por vir.

O que aconteceu durante esse ano? Você percebe alguma mudança em você ao longo desse período? Consegue se lembrar dos seus objetivos iniciais e se eles foram realizados? É importante refletir sobre as conquistas, os pontos positivos, as atitudes que merecem ser destacadas, mas também sobre o que não deu certo. Isso nos orienta e nos auxilia para  as novas realizações.

Retrospectiva pessoal e projeção para o próximo ano.

Existem várias formas de pensar no ano que passou. Uma delas é pensar separadamente por áreas e escrever sobre elas. Como foi a área pessoal, a afetiva, a profissional, a familiar, a da saúde, a espiritual e qualquer outra que tiver importância para você. Dessa forma fica mais fácil identificar os pontos fortes e fracos.

Depois de separado é a hora de fazer uma retrospectiva para cada área. Para facilitar faça algumas perguntas: Do início do ano até hoje eu mudei nessa área? Em que exatamente? Quais foram os ganhos? O que eu acertei? O que eu errei e poderia ter feito diferente?

Nesse processo é fundamental ser justo e franco consigo mesmo. Situações diversas, tanto ruins quanto boas, aconteceram. Durante um ciclo os dois aspectos estão presentes e a ideia é identificá-los e resgatá-los igualmente para construir um panorama mais completo e honesto. É importante reconhecer o que foi positivo e se parabenizar por isso. E pensar no negativo como uma possibilidade de aprendizado para fazer diferente numa próxima oportunidade.

Anote, pense sem pressa sobre tudo isso e depois pergunte a si mesmo: o que você gostaria de deixar para trás e o que gostaria de manter? O que deseja para cada área no ano novo? E como pensa em conquistar o que deseja? Priorize e estabeleça metas justas com o que é possível realizar. É muito importante também pensar no lazer, em como relaxar durante o ano e criar recompensas para as metas conquistadas, isso torna a jornada mais agradável e possível de ser realizada.

Como isso pode nos ajudar?

As mudanças dependem, em grande parte, das nossas atitudes. Refletirmos sobre o ano que passou avaliando o que fizemos de negativo e positivo, nos ajuda a aprender mais com as experiências passadas e nos prepara melhor para o futuro.

Reconhecer nossas qualidades e perceber tudo aquilo que fomos capazes de realizar nos dá segurança e energia para recomeçar todo o processo de busca e superação para o ano que se inicia.

Considerar o que precisamos melhorar e o que poderíamos ter feito diferente melhora o autoconhecimento e, com ele, a possibilidade de mudar, de fazer diferente. Estão por vir tanto os acontecimentos inéditos, quanto àquelas situações que tendem a se repetir. À medida que pensamos no que passou conseguimos perceber melhor quando algo está para acontecer novamente e, assim, parar, pensar e escolher ter uma nova atitude para o novo ano. É trilhar o caminho na busca da autonomia sobre a própria vida.

Desejamos a cada um de vocês um ano novo repleto de boas escolhas e realizações!

Marcela e Viviane

 

Anúncios
Esse post foi publicado em a caminho da mudança, autonomia, bem estar, futuro, Psicologia e marcado , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Encerrando o ano. O que ficou do período que termina?

  1. Kamila disse:

    Olá Marcela e Vivi,

    Vocês são otimas psicologas e sempre demostram isso,eu sou a Kamila e tenho 12 anos.
    Tenho muita vontade de me tornar psicologa,gostei do blog,Parabéns pela profissão maravilhosa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s