A mulher e o stress de cada dia: como viver melhor?

mulher vermelho

Acordar, tomar café, pensar no supermercado, arrumar-se para o trabalho, dirigir, trânsito, emprego, almoço, contas, curso, filhos… E ainda estar linda e bem disposta à noite para um encontro romântico!

Uma pesquisa realizada com 6.500 mulheres em 21 países constatou que as brasileiras ocupam a quarta colocação no ranking das mais estressadas.

O acúmulo de tarefas, a cobrança dos outros e de nós mesmas, faz com que seja praticamente impossível atender a todas as expectativas de bem estar, beleza e produtividade. O mundo competitivo e as inúmeras informações que temos acesso contribuem para uma comparação entre nós e os modelos padrões de felicidade, o que induz a insatisfações de toda ordem.

Realmente fácil não é. Com tantos afazeres é natural que algo saia mal feito, o que acarreta também em frustração, despertando ainda mais a cobrança interna – uma consumidora voraz de energia.

Mas há uma boa notícia, o dia a dia pode sim ser mais equilibrado. É possível gerenciar melhor a rotina e encontrar tempo para cuidar de você, aliás, isso é essencial para gerar mais disposição e satisfação. Algumas mudanças práticas na forma de conduzir a sua rotina podem contribuir para uma vida com mais bem estar.

O que é importante pra você?

Primeiramente é preciso ordenar tudo aquilo que é preciso fazer, isso dá organização e demonstra para você mesma que é possível cumpri-las. Realizá-las de forma automática pode dar a sensação que as obrigações parecem muito maiores do que realmente são. Uma forma interessante é listar todos os afazeres que fazem parte do seu dia a dia, além daquelas que gostaria de fazer. Depois disso defina as prioridades, o que é mais importante para você? O que não pode deixar de ser feito? O que pode ser feito depois? E sempre se pergunte se isso tem que ser realizado inteiramente por você ou se é possível contar com a ajuda de alguém. Geralmente podemos ter o auxilio de outras pessoas na execução das tarefas e se utilizar disso faz muita diferença, se ganha tempo para outras atividades. Lembre-se de incluir, se possível, atividades físicas para ajudar na redução do stress e trazer mais bem estar.

Prazos mais justos

É importante também pensar nos prazos. Se uma tarefa parece muito importante, mas há como realizá-la na próxima semana, então a deixe para a próxima semana! Quem sabe até lá as coisas não mudaram e talvez você nem precise gastar tanta energia com ela.

Planejar sobre os afazeres é importante, mas isso não quer dizer que precise fazer tudo num dia só, isso gera ansiedade e não resolve o problema. O lema “um dia de cada vez” é extremamente importante para conter a ansiedade e concluir as tarefas programadas.

É importante também reconhecer tudo o que for cumprido dentro do prazo, isso gera satisfação e demonstra o quão capaz você é de realizar bem o que se propõe, essa constatação renova as energias e dá uma disposição extra para novas realizações.

Autoconhecimento

O processo de se perceber é um grande aliado do bem estar. Observar o que traz incômodo, o que gera sensações boas é o primeiro passo para administrar o stress do dia a dia. Por mais que tenhamos uma ordenação das tarefas com prazos e ajuda de outras pessoas, se a rotina for muito estressante é pouco provável que as ações sejam concluídas. Cada um tem uma válvula de escape, uma ação que traz tranquilidade. É eficaz recorrer a ela quando algo começa a sair do eixo, pode ser através de uma meditação, uma respiração mais lenta, ligar para alguém querido, ouvir uma música, ir à praia ou para um parque próximo. Se aproprie da sua válvula saudável de escape e a utilize sempre que preciso. Se algo vai mal é importante não continuar, pare, se tranquilize e continue. O resultado vale a pena.

Vamos relaxar!

Mais do que tudo é importante incluir na sua programação o descanso! Isso mesmo. Mente cansada traz cansaço físico, reduz a tolerância e nada sairá muito bem desse jeito. Se permita descansar, relaxar, isso é tão importante quanto comer e trabalhar… Tire um tempo só para você. Assim suas energias serão repostas e você se sentirá mais preparada para cumprir com todos os seus afazeres, tendo uma rotina mais produtiva e adequada com o que te faz feliz.

Pesquisa: fonte BBC Brasil http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/07/110712_mulheres_rc.shtml 

Marcela Pimenta Pavan é Psicóloga Clínica. Especialista em Família e Casal pela PUC-Rio. Trabalha com questões ligadas a relacionamentos, conflitos pessoais, ansiedade, depressão, carreira, envelhecimento, entre outras. Atendimento online: www.acaminhodamudanca.com.br. Consultório: Largo do Machado – R.J. Atendimento domiciliar. Contato: marcelapimentapavan@gmail.com
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s